Desenvolvimento pessoal

Grandes mudanças,

grandes dores de cabeça?

Nem sempre precisa ser assim.

É importante desenvolver a capacidade de nos ligarmos cada vez mais a quem somos, percebendo mais intuitivamente os nossos desejos, aquilo por que andamos a ansiar faz tempo.

Podemos ter de ir definindo a par e passo o caminho que pretendemos traçar, evitando assim ruturas abruptas que mexem com a vida toda de uma vez, ou pelo menos caso não se evite poderemos ter uma maior capacidade na gestão dessas mesmas ruturas.

A conexão com os seus desejos, vontades, a sua essência é a peça chave. É conhecendo-se cada vez mais que vai ser capaz de direcionar a sua vida no rumo desejado, tendo calma e sabedoria para não impactar negativamente com a vida dos outros que a si se ligam, família próxima, companheiro, marido, filhos.

O trabalho de conexão consigo mesmo e com a sua essência nunca acaba, é um trabalho para a vida pois essa vai ser a sua bússola.

O reconhecimento das suas emoções é fundamental para que grandes mudanças possam ser realizadas de modo sereno, e com o equilíbrio do mental e do coração.

Existem algumas dicas importantes para a conexão com as nossas emoções:

  1. estar atento ao seu corpo físico, ele fala! Quando se sente mais tenso a sua respiração fica mais ofegante por exemplo. Quando está triste geralmente anda de cabeça e ombros mais curvos, para dentro. Caso seja difícil reconhecer as suas emoções, tente reconhecer os sinais do seu corpo físico.
  2. registo diário, nem sempre no momento exato conseguimos fazer uma associação do que nos levou até certo estado emocional, o registo diário ajuda muito para num momento posterior, de maior calma, conseguir fazer essa associação e perceber o que o levou até àquele estado emocional;
  3. técnicas respiratórias, existem técnicas que podem ser usadas no imediato. No momento que se sente mais ansioso por exemplo, mais em baixo, mais triste a aplicação de técnicas respiratórias é fundamental.
  4. controlo dos pensamentos, é muito natural que sob determinadas emoções menos boas a mente viaje por pensamentos menos bons também. É importante perceber que esta viagem não é real. Todo e qualquer pensamento tido nos momentos de maior tensão emocional, tem enorme probabilidade de não ser real e ser apenas negativo, ou pessimista. O ideal é cortar essa corrente, e é melhor nada definir do que definir nestas circunstâncias.
  5. procure ajuda, procurar ajuda é sinónimo de fortaleza e coragem. Não existe nada de errado consigo por pedir ajuda. Todos em algum momento da vida precisamos de apoio. Respeite a sua necessidade e procure ajuda para ultrapassar esse momento pior.

Boas mudanças interiores!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.